Mauro Murara Júnior CREA 059.792-9 SC/PR

|

47 9976.0078

|

47 3644.3771

Cadeia produtiva da erva-mate quer abrir novos mercados

10/08/2016

O crescimento da produção no Brasil chamou a atenção de órgãos públicos e privados, que atualmente buscam alternativas para aumentar o consumo interno da erva-mate e abrir novos mercados para exportação. No ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, para abastecer o banco de dados do setor, por meio de quatro grupos de trabalhos com os seguintes temas: mão de obra irregular, política agrícola, contaminantes e boas práticas.

Durante reunião em Brasília, esta semana, os representantes da Câmara Setorial debateram soluções para aumentar o consumo da erva nas outras regiões do país, pois grande parte da demanda interna está na região Sul. "Mesmo com a área de produção relativamente pequena, o mercado enfrenta excesso de matéria prima em algumas regiões. O fato da erva ser conhecida pelo chimarrão ou tereré dificulta a expansão do mercado. Nossos objetivos são incentivar o consumo e fechar novos acordos comerciais", disse o presidente da Câmara Setorial, Leandro Beninho Gheno.

O Grupo de Trabalho da mão de obra irregular conta com a participação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). De acordo com o assessor técnico da Superintendência Técnica da CNA, Jonas Jochims, os produtores de mate têm dificuldade em contratar mão de obra, por conta das legislações que impedem contratos de curto prazo, justamente no período de colheita do produto. "Os produtores de erva geralmente praticam outras atividades, necessitando de auxílio nos períodos de colheita. Estamos trabalhando para melhorar a terceirização e prestação de serviços no setor", explicou Jochims.

Fonte: Painel Florestal

Adapatado: Murara Engenharia lTda.

Fique por dentro das últimas notícias.

  • CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    12/04/2024

    Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).

     

     

  • Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    15/02/2024

    A escassez de mão-de-obra sentida no setor florestal esta acelerando a automatização no setor, as tecnologias voltadas especialmente na digitalização de operações florestais e logística estão em franco desenvolvimento.

  • Movimentação de Cargas

    Movimentação de Cargas

    22/01/2024

    Os portos de São Francisco do Sul e Imbituba registraram recordes de movimentação de cargas em 2023. Com alta de 34% em relação a 2022, passaram por São Francisco do Sul, no norte do estado, 16,9 milhões de toneladas de carga. Em Imbituba, no sul, a alta foi de 8%, para 7,7 milhões de toneladas.

  • Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    12/01/2024

    Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente.

  • P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    10/01/2024

    O PSA é hoje uma realidade em diferentes países e cidades do Brasil, como resultado de políticas públicas, força e vontade governamental. Cada programa apresenta particularidades, conforme a realidade local. Alguns dos principais modelos que serviram de referência para este trabalho são descritos a seguir.

  • OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    30/11/2023

     

    A Murara Engenharia Ltda. está em funcionamento desde setembro de 2009, a mesma originou-se devido à demanda de empresas locais por licenciamentos ambientais e consultoria industrial madeireira.

    A empresa atende clientes nos 3 Estados do sul do Brasil, focada em licenciamentos ambientais, credenciamento de empresas para tratamento fitossanitário quarentenário, defesas administrativas ambientais, gestão de ativos minerários e laudos periciais.