Mauro Murara Júnior CREA 059.792-9 SC/PR

|

47 9976.0078

|

47 3644.3771

Produção Aliada a Conservação Ambiental

10/08/2018

Articular e promover transformações de ampla relevância é um trabalho contínuo e que requer parcerias e conhecimento técnico. E, quando o assunto é a implementação de uma lei que alia a produção à conservação ambiental, como o Código Florestal, obter êxito é possível somente por meio de colaboração.

Com objetivo de propor mudanças no crédito rural para promover melhores práticas agropecuárias e adequação ao Código Florestal, estabelecemos uma parceria com a WWF-Brasil no âmbito da iniciativa Colaboração para Florestas e Agricultura (CFA). Após três anos de análises técnicas e econômicas, combinadas com diálogos com o agronegócio e formuladores de políticas públicas e desenvolvidas ao longo da Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), estava claro que o financiamento é um importante gargalo para restauração florestal e outros ganhos ambientais na agropecuária brasileira. Seguindo esta linha, sete propostas foram desenvolvidas para o Plano Safra 2018/2019, seguidas de um longo processo de diálogo e engajamento com os responsáveis por Ministérios, bancos públicos e privados, associação de produtores, empresas e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Como resultado, após a entrega de quatro notas técnicas às organizações envolvidas, o Plano Safra 2018/2019 incorporou: a possibilidade de adquirir insumos para recuperação de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente com crédito de custeio (oferecendo limite adicional ao custeio da produção); melhorias no crédito rural para a aquisição de matrizes e reprodutores com certificado de registro genealógico, que incentivem a intensificação da pecuária; e alterações no Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), com aumento de limite para R$ 5 milhões e redução da taxa de juros.

Fonte: agroicone.com.br

 

Fique por dentro das últimas notícias.

  • CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    12/04/2024

    Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).

     

     

  • Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    15/02/2024

    A escassez de mão-de-obra sentida no setor florestal esta acelerando a automatização no setor, as tecnologias voltadas especialmente na digitalização de operações florestais e logística estão em franco desenvolvimento.

  • Movimentação de Cargas

    Movimentação de Cargas

    22/01/2024

    Os portos de São Francisco do Sul e Imbituba registraram recordes de movimentação de cargas em 2023. Com alta de 34% em relação a 2022, passaram por São Francisco do Sul, no norte do estado, 16,9 milhões de toneladas de carga. Em Imbituba, no sul, a alta foi de 8%, para 7,7 milhões de toneladas.

  • Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    12/01/2024

    Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente.

  • P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    10/01/2024

    O PSA é hoje uma realidade em diferentes países e cidades do Brasil, como resultado de políticas públicas, força e vontade governamental. Cada programa apresenta particularidades, conforme a realidade local. Alguns dos principais modelos que serviram de referência para este trabalho são descritos a seguir.

  • OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    30/11/2023

     

    A Murara Engenharia Ltda. está em funcionamento desde setembro de 2009, a mesma originou-se devido à demanda de empresas locais por licenciamentos ambientais e consultoria industrial madeireira.

    A empresa atende clientes nos 3 Estados do sul do Brasil, focada em licenciamentos ambientais, credenciamento de empresas para tratamento fitossanitário quarentenário, defesas administrativas ambientais, gestão de ativos minerários e laudos periciais.