Mauro Murara Júnior CREA 059.792-9 SC/PR

|

47 9976.0078

|

47 3644.3771

JOGOS DE INTERESSE

13/10/2023

A Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei no 6.938 de 1981, visa a conservação dos recursos naturais renováveis em consonância com o desenvolvimento econômico e social do país, estabelecendo, para tanto, as diretrizes e os instrumentos cabíveis. Figuram entre eles a avaliação de impacto ambiental e o licenciamento ambiental de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, que constituem um vínculo material entre a tutela do meio ambiente e os interesses econômicos pelo desenvolvimento. O cientista social Nelson Mello e Souza (2000, p. 85 e 86), mostra os antagonismos do desenvolvimento sustentável devido “aos processos econômicos, sociais e políticos que tem acelerado a contra-sustentabilidade”. Ele faz uma síntese para a compreensão dos problemas entre quatro variáveis relacionadas entre si, que “funciona como máquina diabólica, para gerar a velocidade autossustentável dos avanços destrutivos” que são elas:

1- Modelo de desenvolvimento não sustentável com o uso intenso dos recursos naturais;

2- Sistema desejado de vida para o consumo e comodidades;

3- Os valores dominantes que legitimam este modelo de sistema e;

4- Desatenção coletiva para com os aspectos negativos devido ao fascínio da massa pelo positivo. Portanto, faz a inter-relação do consumismo exagerado para se alcançar o sistema desejado de vida, vinculado aos atuais valores dominantes para legitimar o uso dos recursos naturais, de forma intensa e extensiva, para à disposição da sociedade como um modelo aceito de desenvolvimento.

Edis Milaré (2009, p. 75, 76 e 77) também descreve sobre este antagonismo do desenvolvimento sustentável em relação ao desenvolvimento preconizado para o estilo de vida das civilizações de consumo gerando um círculo vicioso entre o ambiental e o econômico. O mesmo explica quais os princípios da vida sustentável para a construção de uma sociedade sustentável como estratégia mundial baseado no respeito e cuidado da comunidade dos seres vivos, minimizando o esgotamento dos recursos não renováveis para se conservar a vitalidade e a diversidade do planeta terra e como consequência a melhoria da qualidade de vida humana.

O conflito de interesses nesse contexto estimula o debate e acentua a necessidade de instituições fortes e eficientes, capazes de suprir a demanda dos diversos setores da sociedade. Esta afirmação demonstra que no presente momento o sistema brasileiro tem deixado a desejar e muito, a população urbana que é o verdadeiro demandador dos recursos naturais renováveis não consegue visualizar as dificuldades que os empreendedores rurais têm em executar suas atividades, justamente pelas incertezas e instabilidade de leis que o Brasil sempre nos proporciona.

FONTE: Edis Milaré (2009), Nelson Mello e Souza (2000) e Mauro Murara Jr. (2023).

Fique por dentro das últimas notícias.

  • CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    12/04/2024

    Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).

     

     

  • Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    15/02/2024

    A escassez de mão-de-obra sentida no setor florestal esta acelerando a automatização no setor, as tecnologias voltadas especialmente na digitalização de operações florestais e logística estão em franco desenvolvimento.

  • Movimentação de Cargas

    Movimentação de Cargas

    22/01/2024

    Os portos de São Francisco do Sul e Imbituba registraram recordes de movimentação de cargas em 2023. Com alta de 34% em relação a 2022, passaram por São Francisco do Sul, no norte do estado, 16,9 milhões de toneladas de carga. Em Imbituba, no sul, a alta foi de 8%, para 7,7 milhões de toneladas.

  • Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    12/01/2024

    Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente.

  • P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    10/01/2024

    O PSA é hoje uma realidade em diferentes países e cidades do Brasil, como resultado de políticas públicas, força e vontade governamental. Cada programa apresenta particularidades, conforme a realidade local. Alguns dos principais modelos que serviram de referência para este trabalho são descritos a seguir.

  • OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    30/11/2023

     

    A Murara Engenharia Ltda. está em funcionamento desde setembro de 2009, a mesma originou-se devido à demanda de empresas locais por licenciamentos ambientais e consultoria industrial madeireira.

    A empresa atende clientes nos 3 Estados do sul do Brasil, focada em licenciamentos ambientais, credenciamento de empresas para tratamento fitossanitário quarentenário, defesas administrativas ambientais, gestão de ativos minerários e laudos periciais.