Mauro Murara Júnior CREA 059.792-9 SC/PR

|

47 9976.0078

|

47 3644.3771

Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

15/02/2024

A automação abrange tarefas rotineiras como o plantio de florestas, tratos silviculturais e certas operações padronizadas de transporte de madeira na floresta. A plantação mecanizada de florestas não é desconhecida no Brasil, embora as áreas plantadas até o momento tenham sido pequenas e a tecnologia em franca adaptação. 

O aumento da escassez de mão de obra no setor florestal tem andado com a redução da taxa de natalidade, uma megatendência que afeta este fenômeno é a urbanização, que leva os jovens a terem uma relação cada vez mais distante com as florestas e com o meio rural.

 

Os jovens não querem necessariamente trabalhar na floresta. E daqueles que o fazem, muitos gradualmente se afastam, sentindo que isso não era o seu estilo. Simplesmente não há pessoas dispostas a fazer isso”.

 

ESTAMOS EM PLENO EMPREGO, POREM NÃO EXISTEM PESSOAS DISPOSTAS A DESENVOLVER TAREFAS ESPECIFICAS, INDEPENDENTE DE SALARIO OFERTADO.

 

Uma área potencial de automação são os equipamentos de manuseio de materiais nas instalações de produção e a Realidade aumentada para auxiliar operadores. Uma tecnologia emergente é a realidade aumentada, que auxiliará o operador de um Harvester na tomada de decisões, silvicultura de precisão no quesito nutrição vegetal, robos para realização de inventario florestal e controle de pragas, se acredita que isso estará disponível na década atual.

É verdade que o preço dos sensores caiu nos últimos anos. Há dez anos, um scanner laser móvel custava 500.000 euros, atualmente, apenas um décimo desse valor. Devemos equipar os tratores com sensores que possam criar um valor agregado significativo em toda a cadeia de aquisição de madeira.

 

Fonte: Eng. Florestal Mauro Murara Jr. -  CREA 059.792-9 SC

Fique por dentro das últimas notícias.

  • CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    12/04/2024

    Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).

     

     

  • Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    15/02/2024

    A escassez de mão-de-obra sentida no setor florestal esta acelerando a automatização no setor, as tecnologias voltadas especialmente na digitalização de operações florestais e logística estão em franco desenvolvimento.

  • Movimentação de Cargas

    Movimentação de Cargas

    22/01/2024

    Os portos de São Francisco do Sul e Imbituba registraram recordes de movimentação de cargas em 2023. Com alta de 34% em relação a 2022, passaram por São Francisco do Sul, no norte do estado, 16,9 milhões de toneladas de carga. Em Imbituba, no sul, a alta foi de 8%, para 7,7 milhões de toneladas.

  • Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    12/01/2024

    Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente.

  • P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    10/01/2024

    O PSA é hoje uma realidade em diferentes países e cidades do Brasil, como resultado de políticas públicas, força e vontade governamental. Cada programa apresenta particularidades, conforme a realidade local. Alguns dos principais modelos que serviram de referência para este trabalho são descritos a seguir.

  • OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    30/11/2023

     

    A Murara Engenharia Ltda. está em funcionamento desde setembro de 2009, a mesma originou-se devido à demanda de empresas locais por licenciamentos ambientais e consultoria industrial madeireira.

    A empresa atende clientes nos 3 Estados do sul do Brasil, focada em licenciamentos ambientais, credenciamento de empresas para tratamento fitossanitário quarentenário, defesas administrativas ambientais, gestão de ativos minerários e laudos periciais.