Mauro Murara Júnior CREA 059.792-9 SC/PR

|

47 9976.0078

|

47 3644.3771

ECONOMIA VERDE

22/12/2017

A queima de biomassa em termelétricas no Brasil é atualmente responsável pela geração de pouco mais de 9%[4] da eletricidade consumida no País. Entre os compostos orgânicos mais usados estão bagaço de cana, casca de arroz, cavaco de madeira e caroço de açaí. Entra nessa conta também a energia produzida a partir da queima de gases – o chamado biogás – resultantes da decomposição de resíduos de animais ou da incineração de lixo em usinas especializadas. A biomassa representa 33% de toda fonte termelétrica outorgada. Dessa parcela, a grande maioria tem origem no bagaço de cana de açúcar (78%) e no licor negro (16%), este último um resíduo industrial proveniente da produção de celulose.

O investimento na construção de termelétricas com o uso de biomassa no Brasil apresenta diversas oportunidades.
A principal delas é que existem oportunidades recorrentes para entrada no setor ou aumento da presença de uma empresa neste negócio, por meio dos leilões de energia promovidos pela Aneel. Além disso, como já explicado, a biomassa está ligada à sustentabilidade e energia renovável, contando com apoio público e privado.
“Haverá crescimento da demanda por energia no país com a recuperação econômica. Também pesa a favor das termelétricas a reestruturação da matriz energética para balanceamento das fontes de abastecimento, diminuindo a dependência por hidrelétricas.”


INVESTIMENTO E RETORNO COM A BIOMASSA
O retorno pode variarmuito conforme o tipo de biomassa utilizado. Com uma floresta, por exemplo, ele vai depender de fatores como material genético, condições climáticas e de solo, logística, entre outros.

Os leilões regulados de geração e transmissão de energia são componentes fundamentais da legislação do Setor Elétrico Brasileiro, introduzida pela Lei 10.848 de 2004. Tais leilões têm promovido a concorrência entre os agentes do setor e induzido a entrada de empreendedores provenientes de outros setores e de outros países. É por meio dos leilões de energia e de transmissão que o governo coordena a expansão do parque gerador.

Nos leilões de energia são negociados contratos de suprimento de energia de longo prazo, contratos que selam o compromisso requerido para que os empreendedores possam realizar investimentos em novas instalações.

Fonte: MAPA - Ministerio Agriucltuta, Abastecimento e Pecuária.

Adaptado por: Murara Engenharia Ltda.

Fique por dentro das últimas notícias.

  • CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    12/04/2024

    Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).

     

     

  • Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    15/02/2024

    A escassez de mão-de-obra sentida no setor florestal esta acelerando a automatização no setor, as tecnologias voltadas especialmente na digitalização de operações florestais e logística estão em franco desenvolvimento.

  • Movimentação de Cargas

    Movimentação de Cargas

    22/01/2024

    Os portos de São Francisco do Sul e Imbituba registraram recordes de movimentação de cargas em 2023. Com alta de 34% em relação a 2022, passaram por São Francisco do Sul, no norte do estado, 16,9 milhões de toneladas de carga. Em Imbituba, no sul, a alta foi de 8%, para 7,7 milhões de toneladas.

  • Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    Passivos Ambientais, entenda um pouco mais !!!

    12/01/2024

    Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente.

  • P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    P.S.A. - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

    10/01/2024

    O PSA é hoje uma realidade em diferentes países e cidades do Brasil, como resultado de políticas públicas, força e vontade governamental. Cada programa apresenta particularidades, conforme a realidade local. Alguns dos principais modelos que serviram de referência para este trabalho são descritos a seguir.

  • OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    OPORTUNIDADE DE TRABALHO

    30/11/2023

     

    A Murara Engenharia Ltda. está em funcionamento desde setembro de 2009, a mesma originou-se devido à demanda de empresas locais por licenciamentos ambientais e consultoria industrial madeireira.

    A empresa atende clientes nos 3 Estados do sul do Brasil, focada em licenciamentos ambientais, credenciamento de empresas para tratamento fitossanitário quarentenário, defesas administrativas ambientais, gestão de ativos minerários e laudos periciais.